Joomla é um sistema de gestão de conteúdo (CMS, sigla em inglês para Content Management System) de código aberto, usado para criar e gerir sites e aplicativos web. Ele é programado em PHP e utiliza uma base de dados MySQL para guardar conteúdo e configurações. Joomla foi criado em 2005 e tem sido amplamente utilizado por empresas, organizações e indivíduos para criar e gerir sites de todos os tipos, desde pequenos sites pessoais até grandes portais empresariais. Ele oferece uma ampla gama de recursos, incluindo suporte a vários idiomas, gestão de conteúdo avançado, gestão de utilizadores e de acesso, suporte a imagem e vídeo, e muito mais.

O Joomla foi criado em 2005 pelo grupo Open Source Matters (OSM). O OSM é uma organização sem fins lucrativos que foi criada para apoiar o desenvolvimento de projetos de código aberto, incluindo o Joomla. A equipa de desenvolvimento do Joomla é composta por voluntários de todo o mundo que trabalham juntos para melhorar o sistema e adicionar novas funcionalidades. O Joomla é distribuído sob a licença GNU General Public License (GPL), o que significa que qualquer pessoa pode usá-lo gratuitamente e também contribuir para o seu desenvolvimento.

Existem muitos websites famosos e bem-sucedidos que usam o Joomla como plataforma de gestão de conteúdo. Alguns exemplos incluem:

Harvard University: O site da Universidade de Harvard, uma das instituições de ensino mais prestigiosas do mundo, é construído com o Joomla.
IHOP: A rede de restaurantes IHOP (International House of Pancakes) utiliza o Joomla para gerenciar o seu site corporativo.
Gavi, The Vaccine Alliance: O site da Gavi, uma aliança internacional de organizações dedicadas à ampliação do acesso a vacinas, é construído com o Joomla.
MTV: O site da MTV, uma das maiores emissoras de televisão do mundo, é criado com o Joomla.
Esses são apenas alguns exemplos de sites famosos que usam o Joomla. Existem muitos outros sites de todos os tipos e tamanhos que também utilizam o Joomla para gerir seu conteúdo.

Um template no Joomla é um conjunto de arquivos de layout que determinam a aparência e a estrutura de um site Joomla. Ele inclui arquivos HTML, CSS e PHP que definem a aparência dos elementos de layout do site, como a barra de navegação, o cabeçalho, o rodapé e outros elementos visuais.

Um template no Joomla também inclui arquivos de configuração que permitem ao usuário personalizar o template, como alterar cores, fontes e outras opções de design. Os usuários podem escolher entre uma ampla variedade de templates pré-fabricados disponíveis para download ou criar um template personalizado.

Um template no Joomla é um componente importante para a aparência e o design de um site Joomla, pois ele permite que o usuário personalize a aparência do site de acordo com suas necessidades e preferências.

Existem muitos templates de alta qualidade disponíveis para o Joomla, e os melhores templates dependem das necessidades e preferências de cada utilizador. Alguns templates populares incluem:

Helix Ultimate: Este é um template versátil e responsivo que oferece muitas opções de personalização e é compatível com todos os dispositivos.
Astroid: Este é um template moderno e responsivo que vem com uma ampla variedade de opções de personalização e é fácil de usar.
JoomlaBamboo: Este é um template de alto desempenho com muitas opções de personalização e compatibilidade com dispositivos móveis.
Gantry: Este é um template poderoso e flexível que vem com uma ampla variedade de opções de layout e é compatível com todos os dispositivos.
Esses são apenas alguns exemplos de templates populares para o Joomla. Existem muitos outros templates de alta qualidade disponíveis, então é importante pesquisar e comparar vários templates para encontrar o que melhor atenda às suas necessidades.

As extensões do Joomla são componentes adicionais que podem ser instalados no Joomla para adicionar novas funcionalidades e recursos ao site. Existem vários tipos de extensões disponíveis, incluindo módulos, plugins, componentes e temas.

Módulos são pequenos componentes que podem ser posicionados em diferentes áreas do site, como a barra lateral ou o rodapé. Eles podem ser usados ​​para exibir conteúdo adicional, como um menu de navegação ou um formulário de contato.

Plugins são extensões que adicionam novas funcionalidades ao Joomla, como suporte a mídias ou integração com redes sociais.

Componentes são extensões maiores que adicionam novas funcionalidades ao site, como um formulário de contato ou um sistema de gerenciamento de eventos.

Temas são conjuntos de arquivos de layout que alteram a aparência do site.

As extensões do Joomla são uma ótima maneira de adicionar novas funcionalidades ao site sem precisar escrever código do zero. Existem milhares de extensões disponíveis para o Joomla, tanto gratuitas quanto pagas, e elas podem ser facilmente instaladas a partir da Central de Extensões do Joomla.

Existem muitas extensões úteis e populares disponíveis para o Joomla, e os melhores dependem das necessidades e preferências de cada usuário. Algumas extensões populares incluem:

K2: Este é um componente de gerenciamento de conteúdo avançado que permite aos usuários criar e gerenciar conteúdo de vários tipos, incluindo artigos, galerias de imagens e vídeos.
Akeeba Backup: Este é um plugin de backup que permite que os usuários façam cópias de segurança do site Joomla com facilidade.
JoomlaShine: Este é um conjunto de templates profissionais de alta qualidade para o Joomla.
JCE: Este é um editor de texto avançado para o Joomla que permite aos usuários criar e formatar conteúdo de maneira fácil e intuitiva.


Essas são apenas algumas das muitas extensões populares disponíveis para o Joomla. Existem muitas outras extensões úteis disponíveis, então é importante pesquisar e comparar várias opções para encontrar aquelas que melhor atendam às suas necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *